Lá vem a Nau Catrineta... que tem muito que contar...

10.5.06

Trancada Central (IV)


Duvido Borges: Ora então muito boa noite a toda a malta da blogolândia. Cá estamos nós para a última sessão da época futebolística visto que foram terminados os respectivos campeonatos e a malta se prepara para umas feriazinhas na praia da Trafaria, isto se houver pilim para comprar o passe L2, o que já não seria nada mau nos tempos de vacas esqueléticas que correm.
Houve novidades, e que novidades! O Sporting terminou em segundo lugar, o Benfica foi fechado num armário a três voltas de fechadura na capital do móvel, o Vitória de Guimarães e o Rio Ave juntaram-se ao já despromovido Penafiel, como era mais ou menos esperado mas, surpresa das surpresas, o histórico Belenenses juntou-se-lhes na descida aos infernos.
Comigo os paineleiros habituais para o regabofe do costume: Alan Pião pelo Benfica, Hélio Nino pelo Sporting e Agapito Dourado pelo Porto. Como convidados especiais deste programa os senhores: Afonso Malha na Cota pelo Vitória de Guimarães e Pedro da Paz Telão pelo Belenenses.
E vamos começar pelo Agapito Dourado: Então o seu Porto lá entalou o Boavista e deu de bandeja a UEFA ao Nacional da Madeira?
Agapito Dourado: Ora bem, os amigos são para as ocasiões ou amor com amor se paga, como diz o Santo Povo.
Duvido Borges: Explique lá isso melhor ó Agapito.
Agapito Dourado: O meu Porto tinha e tem um acordo com os ilhéus e que consiste em ninguém vender jogadores sem contactar primeiro o outro...
Hélio Nino: Ah!...então aquela história da concorrência directa a que o presidente do Nacional se referia outro dia...
Agapito Dourado: ...estava a referir-se à concorrência directa ao Porto e não ao Nacional...
Hélio Nino: Ai o filho da p...!
Duvido Borges: Ó senhor Hélio Nino, faça lá o favor de se portar decentemente que isto é um programa de e para gente decente...
Alan Pião: Esta lagartada é sempre a mesma pouca vergonha, hão-de ser sempre bichos do mato...
Hélio Nino: Cala-te lá ó minha coruja agoirenta, meu milhafre escabroso...
Duvido Borges: Meus senhores!!! Aviso pela última vez, ou há um mínimo de decência e a conversa se eleva ou acaba aqui e agora o programa!...
Agapito Dourado: Não se enerve ó Duvido Borges, isto são ainda os resquícios da azia desses dois animais por não terem ganho nada este ano, eh,eh,eh!
Duvido Borges: Cale-se lá você também ó senhor Agapito e recolha lá o maçarico antes que chamusque alguém. O senhor Hélio Nino fica pela última vez avisado que deve enfiar o rabinho na toca e só mete os bigodes de fora quando eu disser, entendido? E o senhor Alan Pião deixe-se de fazer vôos picados e arreie as patinhas no poleiro muito quietinhas como faz no estádio da luz.
Vamos lá a proseguir isto então: Senhor Hélio Nino, o Sporting conseguiu o acesso directo à Liga dos Campeões e aos milhões...
Alan Pião: Vale bem a pena eh,eh,eh! vêm logo para a rua à primeira volta que é um gôzo eh,eh,eh!...
Duvido Borges: Senhor Alan Pião, sou obrigado a amarrar-lhe o bico com fita isoladora?
Alan Pião: Desculpe lá ó Duvido Borges, escapou-me, ih,ih,ih!...
Hélio Nino: Não respondo a provocações rapineiras, ponto final. O Sporting está por direito próprio na Liga dos Campeões para gáudio dos seus adeptos e azia da grossa dos seus rivais. Vencemos no campo e fora dele, logo este prémio tem mais sabor.
Duvido Borges: Alan Pião, e o seu Benfica?
Alan Pião: O meu Benfica foi vítima de um holandês maluco que percebe tanto de futebol como eu de comida vegetariana, do LuxemburVeiga que enquanto cá estiver não deixa vir o grande Camacho nem descansar a cabecita do Simão; Para cúmulo do galo o Moretto resolveu aderir à criação de galináceos entre os três postes da baliza tentando convencer o Scolari a levá-lo ao Mundial na Alemanha, tal é a concorrência que está a fazer ao Ricardo. Por tudo isso... terceiro lugar e viva o velho! Agora olhe... pré-eliminatória da Liga dos Campeões e com ela lá vai a pré-época para o galheiro...
Duvido Borges: Isto sem esquecer a possibilidade de sair um osso bem duro de roer no sorteio e poderem ir parar à taça UEFA.
Alan Pião: Isso não vai acontecer; Somos os maiores do mundo e arredores e quem vier...MORRE!
Agapito Dourado: Onde é que eu já ouvi isto?!...
Duvido Borges: Cale-se lá ó senhor Agapito Dourado e deixe-se de ferroadas venenosas.
E vamos ouvir agora quem chora baba e ranho de todo o tamanho, esses sim, com motivos para tal, falo dos nossos convidados especiais começando pelo senhor Afonso Malha na Cota: O Vitória prometia tanto e afinal...
Afonso Malha na Cota: Olhe, só lhe digo uma coisa: Se em vez de um presidente sério que não anda em almoços de caldeiradas, em grupinhos na Liga, em ataques sistemáticos à arbitragem, a oferecer fios e brincos de ouro ou enfiado todos os dias na comunicação social... tivéssemos um Pimenta que eu cá sei, não só não descíamos de divisão como a esta hora estávamos a festejar a qualificação para a taça UEFA, não é assim gentes de Braga e da Choupana?
Duvido Borges: Isso quer dizer o quê?
Afonso Malha na Cota: Quer dizer isso mesmo que o senhor está a pensar, e mais não digo senão para o ano ainda vamos para a segunda divisão B.
Duvido Borges: Muito bem, passo então ao convidado seguinte, o senhor Pedro da Paz Telão: E o Belenenses?... uma equipa que quase consensualmente prometia Europa...
Pedro da Paz Telão: Faço minhas as palavras do amigo Afonso quanto à seriedade dos dirigentes e à postura do treinador, são gente demasiado honesta para esta imundice e depois...
Duvido Borges: Quer explicar melhor?
Pedro da Paz Telão: Explicar o quê?!... Mas somos todos parvos?!... Eu dou um exemplo: Acha "normal" a conjugação de factores que deixou o Belenenses na segunda divisão em 12 minutos?... Note bem 12 minutos!... Um 0-2 que vira 2-2 e logo a seguir um outro golo a preceito noutro lado. Para cúmulo dos cúmulos uma equipa que eliminou o Manchester e o Liverpol leva três cavacadas de uma equipa de marceneiros que jogam num campo de plantação de agriões... E por aqui me fico que já falei de mais.
Hélio Nino: É assim mesmo ó Pedro, essa história dos lampiões levarem três...
Alan Pião: Ó seu leão pulguento, você quer insinuar... então e o Sporting em Vila do Conde?...
Agapito Dourado: Eu também acho que houve para ali cabala. Para a próxima vez que vá ao Restelo, e há-de ser daqui a dois anos se Deus quiser, vou deixar lá duas coroas: Uma de flores ao Pepe como é costume e outra de cardos para a pandilha que emporcalha o futebol tuga... depois admiram-se que não vá um árbitro português sequer ao Mundial na Alemanha!...
Alan Pião: Olha quem fala!... Devias estar era muito bem caladinho ou já pagaste os quinhentinhos ao homem?... ou já tens a lista da Cosmos em dia? Cala-te lá ó meu maçarico de gás butano!

( Agapito Dourado levanta-se e vai direito a Alan Pião. Hélio Nino levanta-se também e pegam-se todos à traulitada. Duvido Borges atira-se para baixo da secretária. Afonso Malha na Cota e Pedro da Paz Telão olham boquiabertos a cena canalha não querendo acreditar no que estão a ver. Levantam-se e saem aparvalhados e chocados com o espectáculo degradante que ocorre ali debaixo dos seus olhos. Entretanto Duvido Borges, debaixo da secretária, procura afanosamente um botão)

Duvido Borges: Ah!...Cá está ele, vamos lá!

( Ao accionar o botão cai uma rede de malha grossa do tecto, presa a um gancho, que enrola os três beligerantes e os iça até um metro solo)

Os três : Mas?!... que é isto?!... Tire-nos daqui!
Duvido Borges: É o tiras! Isso é o lugar que merece a gentalha reles como vocês. Ficam aí até à próxima época que é para aprenderem a comportar-se civilizadamente, sua corja de arruaçeiros... TERRORISTAS!!! Pois passem muito bem e até finais de Agosto!

Fale aí em baixo ou cale-se para sempre.

4 Comments:

At 14:55, Blogger wind said...

Gargalhadas:) Acabou em grande:) beijos

 
At 16:55, Blogger wind said...

Zeca, vai aqui: http://mulher50a60.weblog.com.pt/.
Acho que está a precisar de ti. beijos

 
At 19:10, Blogger travessias said...

Uma admirável sátira ao Mundo do FUTIBOLI.

 
At 23:19, Blogger contradicoes said...

A corja de arruaceiros
é sempre bem liderada
muitos deles são parceiros
da torpe rapaziada

Conhecida pela torcida
muitos deles são meliantes
não fazem nada na vida
trilham caminhos errantes

Aquele abraço do Raul

 

Enviar um comentário

<< Home